No documentário de Carlos Prado, filmado em 2006, Estamira, através da sua ‘’lucidez e inlucidez’’ revela a sociedade tudo aquilo que, muitas vezes, tal sociedade não quer ver. Ela, que ‘’está em todos nós e em todos os lugares’’, reflete nosso modo de vida, nossas incertezas, decisões, e principalmente as conseqüências das nossas atitudes.
Como futuros profissionais na área de saúde, é importante saber que a prática médica não deve enfocar apenas a doença em si, mas sair dos sistemas lineares e partir para uma avaliação mais complexa, a qual envolve os determinantes ambientes,sociais,ideológicos,psicológicos para entender e de fato promover a saúde.
No filme, nota-se a questão do lixo interferindo na vida das pessoas. O destino inadequado dado ao lixo das grandes cidades, como lixões e esgotos a céu aberto, é fator determinante na má qualidade de vida dos indivíduos que vivem em comunidades próximas a tais locais.Esses indivíduos ficam expostos a gases tóxicos, objetos perfuro cortantes, animais transmissores de doenças,como pode ser observado na comunidade José Severiano em Recife, onde leptospirose e filariose são doenças corriqueiras. É preciso orientar essas pessoas sobre os riscos a que estão expostos e também pressionar o governo a tomar uma atitude efetiva que vai além de retirar as famílias desses locais mas sim criar destinos para o lixo dentro das medidas de segurança adequadas junto com a conscientização da população sobre essa questão do lixo.
Outro ponto observado no filme é o fato de que a saúde não é só o bem-estar físico mas também o psicológico.Assim como Estamira várias pessoas que passam dificuldades criam na mente um refúgio para lidar com a realidade.Se não há uma preparação,um cuidado com a mente o indivíduo se distancia da realidade e piora ainda mais sua qualidade de vida, desencadeando doenças como hipertenção e distúrbios mentais comuns em áreas pobres do Recife.
Enfim, através do filme podemos analisar e nos atentar a questões que como diz Estamira ‘’A tua lucidez não te deixa ver’’, tais questões que podem ser atenuadas por nós. O médico não deve agir apenas com enfoque na doença, mas ‘’consciente lúcido e ciente que tem o sentimento’’.
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Trazendo o contexto um pouco para prática sanitária, destaco a abordagem sobre o conceito de saúde retirado do filme. legal.
ResponderExcluirmariana