
A Unidade de Saúde da Família de Santana compõe o Distrito Sanitário III e localiza-se no bairro de Casa Forte, tendo como limites Casa Forte ao norte, Parnamirim a leste, rio Capibaribe ao sul e Poço da Panela a oeste. Assiste a população das microáreas de Santana, de Lemos Torres e de Vila Vintém, que abrangem cerca de 760 famílias.
Essa região possui relevo plano, portanto não há deslizamentos ou desmoronamento durante o período das chuvas. Entretanto, há problemas de saneamento básico, como esgoto à céu aberto, trechos sem calçamento e escasso abastecimento de água. Algumas moradias até possuem o sistema de abastecimento, todavia a água chega esporadicamente. Visando minimizar a falta de água, foram feitos poços na comunidade, porém testes indicam que boa parte desses contém coliformes fecais e, ainda assim, continuam sendo utilizados.

As comunidades são atravessadas por rios que, em épocas chuvosas, ocasionam cheias. Essas somam-se ao deficiente sistema de esgoto, no qual é jogado lixo, apesar de existir coleta regular. A junção desses fatores cria fontes de contaminação, dentre as quais a leptospirose evidencia-se. Além dos focos de ratos, também há grande quantidade de escorpiões e de Aedes aegypt , tanto que os moradores pedem constantemente venenos ao ASACE para o combate dessas pragas.

O solo é ocupado com muitas residências e pouco comércio e serviços. As moradias são pequenas e de condições precárias. Algumas são, inclusive, palafitas construídas sobre canais, as quais são alagadas quando chove. Além disso, são construídas de forma justaposta, aparentando que uma é continuidade da outra. Também há muitos barracos sob o viaduto próximo ao “Carrefour”. Apesar dessas más condições, ainda há criadouros de animais; exemplos: galinhas, porcos e cavalos.

Há uma Associação de Moradores localizada em Lemos Torres, que desenvolve diversas atividades, dentre as quais tivemos contato com reforço escolar para crianças do maternal até fundamental I. Foi-nos dito que a Associação tem reuniões quinzenais com os comunitários e que também distribui sopão.
Foi muito evidenciado pelo presidente da Associação a existência de um terreno de grande porte que é propriedade de uma empresa particular, o qual está sendo feito de depósito de lixo pela população circundante. O referido terreno também é gerador de pragas.
O posto de saúde não é muito movimentado. Não foi observado grande lotação, apesar das atividades lá desenvolvidas. Grupo de idoso e hipertensão, de diabetes, de prevenção na mulher e de terapia comunitária são alguns exemplos das atividades da unidade de Santana.
Algo importante é a educação sexual . Os agentes de saúde e o técnico em enfermagem informaram que crianças em torno de 9 anos praticam sexo e não aceitam os preservativos fornecidos pela unidade, embora exista um programa de educação sexual na unidade.
A população não demonstra muito interesse pelas funções da unidade de saúde da família por falta de conhecimento ou por comodidade. Por isso, às vezes, os tratamentos e as prevenções não são realizados satisfatoriamente.

Nenhum comentário:
Postar um comentário