ÁREA: córrego da fortuna-II irmãos.
são 8 micro áreas ,apresentando uma micro área inativa devido a falta de uma,das 8 ACS do comunidade do córrego da fortuna.
TOPOGRAFIA: alta e baixa. Regiões íngremes acumulam areia em tempo de chuva, formando muita lama em certos pontos da comunidade.sendo também presente encostas com risco de deslizamento.
USO DO SUBSOLO: solo agrícola e residencial. Há também, áreas com vegetação natural bastante arborizada, Logo há baixa incidência de doenças respiratórias.
O terreno onde esta a comunidade é propriedade da UFRPE. A comunidade de córrego da fortuna é resultado de uma invasão populacional, geradora de um crescimento social desordenado na área, conseqüentemente há uma problemática nas condições de moradia e serviços sócio-ambientais, prejudicando inclusive a utilização adequada do solo.
POPULAÇÃO: a comunidade do córrego possui aproximadamente 4100 ,formando 1160 famílias, sendo apenas 1039 famílias cadastradas e 914 com visitas domiciliares mensais, em media há 4 pessoas por família.
CONDIÇOES DE MORADIA :precária na maioria dos casos.O acumulo de materiais de construção,assim como a presença marcante do lixo a céu aberto em determinados pontos gera a presença de escorpiões e de ratos,familiarizados com essas condições.há problemas com a limpeza de calhas e prevenção de águas paradas permitindo a proliferação de mosquitos e pragas.existe um problema na desratização,haja vista,ser um procedimento restrito a 10 dedetizações semanais para toda a comunidade,devido a quantidade limitada de funcionários e equipamentos necessários ao serviço.
ABASTECIMENTO DE ÁGUA: O abastecimento de água é um sistema comunitário.nesse sistema de fornecimento de água,há presença de bombas e calhas para obtenção de água de poços.O serviço da compeza não esta presente na comunidade devido o auto custo requerido.Desse modo os moradores pagam uma taxa fixa mensal de 10,00 reais,para manutenção e fornecimento de água a uma empresa contratada.Não há rede encanada,já que esta também é serviço da compesa,ficando desse modo o esgoto a céu aberto.
SISTEMA E ESGOTO:Não há encanação,pois este seria um serviço da compesa,assim como a manutenção do sistema de esgoto.Encontra-se,desse modo,esgoto a céu aberto e fossas residenciais,estas muitas vezes despejadas no esgoto a céu aberto,segundo moradores da região.além disso,há um sistema de drenagem precário e ineficiente nas ruas da comunidade.
COLETA DE LIXO: A coleta de lixo ocorre de maneira indireta ,devido à dificuldade de acesso ,ocorre o acumulo de lixo em determinados pontos.Dessa forma o lixo é amontoado nesses pontos da comunidade,potencializando os riscos à saúde publica.
EQUIPAMENTOS SOCIAIS: A comunidade se articula pela associação dos moradores e é composta por:um clube que realiza atividades esporádicas;uma escola superlotada;um campo de futebol em condições precárias e uma farmácia.A questão religiosa é diversificada:apresenta quatro igrejas evangélicas,dois centros espíritas ,uma igreja católica e um terreiro de umbanda.A comunidade ainda apresenta duas padarias,vários matadouros,uma academia de ginástica e cinco supermercados
ANIMAIS ERRANTES:A comunidade apresenta a circulação de vários animais,como cães,gados,porcos,aves domesticas e urubus atraídos pelo lixo (existe até urubu de estimação em uma casa da comunidade,o bento barruam).A presença desses animais aumenta os riscos á saúde,,pois o lixo a céu aberto pode ser espalhado por esses animais,alem das doenças que eles podem transmitir naturalmente.Os criatórios de porcos representam grande ameaça a saúde,pois a topografia do terreno propicia a dispersão destes dejetos pelo ambiente.

Nenhum comentário:
Postar um comentário