quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Comunidade Alto do Maracanã

A comunidade do Alto do Maracanã está inserida dentro do bairro de Dois Unidos dentro da área que fica sob responsabilidade do Distrito Sanitário II, fazendo parte da microrregião 2.3. A comunidade possui uma USF (Unidade de Saúde da Família) Esta foi criada a partir da primeira divisão territorial de saúde no bairro de Dois Unidos, visto que antes tudo se concentrava na USF Bianor Teodósio, a qual para a população da comunidade era de difícil acesso devido à distância.

A unidade é muito bem estruturada e dispõe de uma boa estrutura física e de bons equipamentos, além de uma boa equipe de saúde, na qual estão à frente dois Médicos, duas Enfermeiras e um Odontólogo, além doa auxiliares de enfermagem e demais profissionais.
Doze Agentes Comunitários de Saúde (ACS’s) fazem as rondas diárias na comunidade, promovendo serviços essenciais de saúde, os quais são altamente elogiados pela população em geral.
A unidade de saúde contempla 1600 famílias com visitas de seus profissionais e atende em média 40 pacientes por dia dentro das instalações da USF.
A comunidade possui topografia acidentada, o que reflete na condição de moradia da maior parte da comunidade, a qual vive em encostas de barreiras. A comunidade também é vizinha a reserva ecológica da mata de Dois Unidos, um resquício de Mata Atlântica protegido por leis Federais, Estaduais e Municipais.

A comunidade sofre com problemas de falta de rede adequada de esgoto e com o racionamento de água. Locais de atividades esportivas na comunidade se restringem aos campos de terra. O comércio é pequeno, restringindo-se a atender as necessidades básicas da comunidade e os serviços de transporte atendem eficientemente a demanda da população.
O fato positivo que deve ser destacado, além do eficiente serviço de saúde, é à base de operações do projeto PROMETRÓPOLE, instalada no bairro de Dois Unidos e que traz excelentes perspectivas de melhoras em infra-estrutura de saneamento para a população local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário