quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Atividade de Educação em Saúde – USF Alto do Maracanã


No dia 10 de dezembro deste ano realizamos na comunidade do Alto do Maracanã uma atividade de educação em saúde sobre o tema da Hanseníase. A atividade foi realizada na Escola Municipal Alto do Maracanã, uma escola de ensino primário e fundamental existente na comunidade.
O tema foi escolhido em conjunto com a direção da escola em visita prévia. A escolha se deu devido ao fato de há pouco terem ocorrido casos da doença entre alunos da escola – esses haviam contraído a enfermidade a partir dos seus pais – fato que causou grande preocupação junto aos pais dos demais alunos em virtude da gravidade da doença e a não saber como lidar com ela visto também ser uma doença que possui um forte estigma social, que leva a um forte preconceito.

A atividade foi realizada em dois turnos onde a equipe de alunos se revesou para que pais dos dois turno de aula da escola pudessem participar da atividade, sendo a primeira palestra realizada as 10:00h e a segunda as 15:30. Em média de 60 pais de alunos participaram da atividade somando-se os dois turnos.
O estilo de palestra expositiva foi o escolhido para realizar o trabalho. Nessa palestra foram abordados temas como o contágio, a prevenção, os principais sintomas e o tratamento dando-se ênfase principalmente a combater o preconceito social sobre a doença mostrando que ela tem cura se for tratada de forma adequada e por isso não é motivo para exclusão do enfermo de seu ínterim social.

A comunidade presente recebeu bem nosso trabalho, participou ativamente da atividade nos questionando e esclarecendo dúvidas e demonstrando grande satisfação ao final. Estiveram presentes, inclusive, pais que já foram acometidos pela moléstia e que estão completamente curados atualmente, essas presenças foram importantes, pois seus depoimentos só fizeram reforçar nossas explicações e serviram de prova ao nosso trabalho.
A direção da escola também sentiu-se muito agradecida e declarou achar importante esse tipo de atividade na comunidade.
Para nós além do aprendizado precoce tão aprofundado sobre esse tipo de enfermidade, visto ainda cursarmos o primeiro período do curso médico, ficou a gratificante experiência do trato e do contato com a comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário